POLÍTICA DO NÚCLEO

Este espaço foi criado e autorizado pela Sociedade de Veteranos de 1932, sede em São Paulo ( veja em Matérias Públicadas seu estatuto). Como um núcleo de pesquisas tem por objetivo investigar e trazer à memória de toda a sociedade sãopedrense a história da Revolução Constitucionalista de 1932, seus objetivos e os resultados. Por São Pedro 36 foram alistados, sendo 27 natos, inclusive meu pai.Dentre os enviados um faleceu em combate ao socorrer um amigo baleado e por esse ato de bravura é o expoente deste grupo de heróis: José Augusto Frota Escobar. Cerca de 16 colaboradores locais na retaguarda também estiveram ligados ao movimento. Todos devem ser devidamente honrados meste espaço, a partir das suas biografias que devem ser preparadas por suas famílias . São heróis sao-pedrenses. Insistimos que haja rigor com a verdade dos fatos, devendo ser relatados aqueles que tenham alguma possibilidade de serem comprovados por relato próprio em diário, carta, correios de guerra, livros e provas documentais. Evite relatar fatos não comprováveis, para não entrar em choque com o relato das biografias dos demais combatentes e colocar o relato em risco. A responsabilidade das informações será plenamente atribuída ao seu autor cujo nome deverá acompanhar a publicação neste espaço.

Contato:

João Francisco de Aguiar
Presidente
-e-mail: jfaguiar@uol.com.br








segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Visita ao Museu Maria Soldado (Alto da Lapa) em fev 2013

MUSEU MARIA SOLDADO ( Alto da Lapa: visita em Fev de 2013)

O museu é um dos mais completos de São Paulo, foi montado no Colégio Santo Ivo no Alto da Lapa, a iniciativa foi do filho de combatente e advogado Dr. José Carlos Lima e funciona apenas de segunda a sexta feira. No piso inferior abriga os mais diversos artigos que se achavam no Obelisco, sujeitos a humidade. No piso superior é o Museu Maria Soldado.O Sr. Jose Carlos nos atendeu ( eu e esposa) de forma maravillhosa, relatou-ns aspectos do comprometimento da sua família com o movimento de 193.O  museu abriga itens de grande raridade, oriiginais e muito bem conservados por conta pessoal do seu Diretor .
A seguir algumas fotos selecionadas.

1.As bandeiras paulista e brasileira sempre participaram do movimento  provando o seu caráter nacional e nunca separatista. São Paulo  conseguiu seu objetivo maior, uma nova Constituição Federal em 1934


2.A eclosão do movimento em 23 de Maio de 1932
3. Uma foto dos alistados: os da frente da batalha e os que ficavam no apoio

4. A Moeda paulista para financiar o movimento

5.Uma réplica do  uniforme original dos combatentes de 1932


6. Um tipo de canhão  usado na época pelos paulistas


7. Um tipo de blindado usado pelos paulistas em 1932. 

8. Mostra dos três únicos aviões dos paulistas em 1932






Nenhum comentário:

Postar um comentário